Rio Minho Atividades
Natureza

Esgotadas as vagas para a atividade deste domingo em Monção dentro do programa de ecoturismo Vive o Rio Minho

Rio Minho Atividades

Continua o grande sucesso das atividades ecoturísticas do programa de ecoturismo ‘Vive o Rio Minho’, organizadas pela Deputación de Pontevedra para os fins de semana deste mês nos municípios galegos e portugueses da ‘raia’. Segundo explica o deputado de Cooperação Transfronteiriça, Uxío Benítez, as 50 vagas para a atividade deste domingo, dia 20, esgotaram-se em apenas 30 minutos desde a abertura das inscrições e, no caso das do sábado, o limite já está praticamente completo, restando apenas algumas últimas vagas.

As atividades do programa de ecoturismo ‘Vive o Rio Minho’, desenvolvidas dentro do projeto Visit Rio Minho, financiado com fundos europeus do programa Interreg V-A POCTEP 2014-2020, pretendem ser uma alternativa turística que permite conhecer o território transfronteiriço do Minho de forma tranquila e segura – seguindo protocolos sanitários devido à COVID-19 –, valorizando a natureza, a cultura e toda a riqueza que a região oferece.

No último fim de semana, acompanhadas pelo bom tempo, as atividades também foram muito bem recebidas pelos participantes. No sábado realizou-se uma visita a Melgaço e uma rota pelo rio Deva até a Cova da Moura, e no domingo houve rafting pelo Minho e uma visita a Arbo.

A jornada do próximo domingo – já completa – consistirá numa visita guiada à zona histórica de Monção e ao Museu do Vinho, bem como ao Palácio da Brejoeira. Os participantes encontrar-se-ão na praia fluvial de Pinheiros para realizar, em primeiro lugar, uma rota circular de caminhada de 15 km, de dificuldade média-alta. Ao final do dia, e se o tempo permitir, quem desejar poderá tomar banho na área termal junto ao Minho.

Partcipantes na actividade de Arbo do programa de ecoturismo Vive o Rio Minho. Na foto de portada, as persoas que participaron na actividade en As Neves.

Últimas vagas disponíveis para o roteiro de sábado, 19, em Salvaterra do Minho

A atividade de sábado, para a qual ainda restam algumas vagas, consiste numa rota circular de 17 km, de dificuldade média e adequada para crianças a partir de 12 anos habituadas a caminhar. O percurso incluirá um trecho do rio Minho, o ribeiro de Lobeira e o rio Tea, seguido de uma visita ao conjunto histórico de Salvaterra e ao Museu do Vinho. Está previsto formar um grupo de, no máximo, 40 pessoas.

Como medidas anti-COVID-19, a organização garantirá que participantes e guias mantenham a distância de segurança durante a atividade, sendo obrigatório o uso de máscara. No caso de entradas em espaços fechados, serão formados subgrupos para manter a distância interpessoal.

A seguinte jornada, em 26 de setembro, inclui um percurso de bicicleta pela ecovia do Minho entre Valença e Vila Nova de Cerveira, com visita guiada por Valença e Tui. No domingo, 27 de setembro, haverá uma rota de caminhada entre a foz do Tamuxe e o porto de Goián, visita à fortaleza e um trecho de caiaque pelo rio. Finalmente, para 3 e 4 de outubro, está previsto um fim de semana completo combinando trilhas, observação de aves, visitas guiadas e uma visita dramatizada ao Castro de Santa Tegra.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas ao público em geral. As inscrições para os eventos poderão ser realizadas entre a segunda-feira anterior às 9h e até quinta-feira às 23h, caso as vagas não tenham sido preenchidas previamente (entre 40 e 50 participantes por evento).

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.