O programa de atividades ecoturísticas da Deputación ‘Vive o Rio Minho’ terá o seu encerramento este fim de semana com um conjunto de propostas a realizar nos concelhos de A Guarda e Caminha. Mais uma vez, a iniciativa – destinada a atrair público para dar a conhecer o território transfronteiriço do Minho – foi um verdadeiro sucesso de adesão, já que as vagas se esgotaram em apenas minutos.
Nesta ocasião, a atividade terá a duração de dois dias e decorrerá na foz do rio Minho, combinando percursos pedestres, observação de aves, visitas guiadas e uma visita dramatizada ao castro de Santa Trega.
No primeiro dia – sábado – haverá subida ao alto de Santa Trega para desfrutar de uma visita dramatizada ao castro e, em seguida, almoço no cume, com vista para a foz do Minho. À tarde, o grupo viajará de ferry até Caminha, onde fará uma visita guiada, concluindo a jornada com uma atividade de observação astronómica a partir da zona do Puntal, na foz do Minho.
Os roteiros ecoturísticos do programa ‘Vive o Rio Minho’ da Deputación voltaram a esgotar as vagas em apenas minutos.
No dia seguinte, de caráter mais tranquilo, realizar-se-á uma atividade de observação de aves durante a manhã (com um pequeno percurso de cerca de 6 quilómetros, de baixa dificuldade) e, posteriormente, um passeio e visita às cetárias e ao núcleo histórico de A Guarda, também de cerca de 6 quilómetros e baixa dificuldade.
É importante recordar que o ‘Vive o Rio Minho’ é um programa desenvolvido no âmbito do projeto ‘Visit Rio Minho’, financiado com fundos europeus do programa Interreg V-A POCTEP 2014-2020, que pretende oferecer uma alternativa ao turismo massificado, proporcionando o conhecimento do território transfronteiriço do Minho de uma forma tranquila, segura – seguindo os protocolos sanitários devido à COVID-19 – em contacto com a natureza, a cultura e toda a riqueza que a região oferece.

No passado domingo, a proposta consistiu em praticar caiaque pelo Minho e realizar caminhadas. Fez-se uma rota a pé entre a foz do rio Tamuxe e o porto de Goián, para depois efetuar o trajeto inverso de caiaque pelo rio. Já no sábado, dia 26, o eixo central foi o cicloturismo pela ecovia do Minho entre Valença e Vila Nova de Cerveira, acompanhado de um pequeno percurso e visita guiada pelas vilas históricas de Tui e Valença.
Todas as pessoas participantes no programa ‘Vive o Rio Minho’, além de participarem gratuitamente nos roteiros ecoturísticos, receberam um pacote de material promocional para divulgar a marca ‘Rio Minho’. De forma geral, a satisfação foi máxima, tanto da parte da organização como dos participantes, ficando assim aberta a possibilidade de uma próxima edição, mesmo sem a disponibilidade de fundos europeus.