Visagem de Barco Rio Minho
Institucional

Uma dúzia de representantes de operadores turísticos, agências, “influencers” e bloggers de viagens visitam esta semana os municípios do Minho galegos e portugueses graças a uma iniciativa do AECT Rio Minho

Visagem de Barco Rio Minho

Fazer com que o Rio Minho seja conhecido como um “destino TOP” de natureza e património entre os viajantes. Esse é o objetivo da ‘famtrip’ organizada pelo AECT Rio Minho, na qual, durante esta semana, participarão representantes de operadores turísticos, agências de viagens, ‘influencers’ e bloggers especializadas na promoção turística.

A ‘famtrip’ – explica o vice-diretor do AECT, Uxío Benítez – pretende familiarizar e atrair os operadores turísticos, aproximando-os a cada recanto do território do Minho para que vivam a experiência de conhecê-lo como viajantes, em primeira pessoa, e depois possam oferecê-lo a pessoas que procuram experiências semelhantes.

A apresentação do Minho transfronteiriço a ‘influencers’, organizada pelo AECT, durará toda a semana. Hoje, as atividades foram direcionadas a um grupo de jornalistas, influencers e bloggers muito ativos e com grande experiência, tanto em meios nacionais quanto internacionais. É o caso de Alberto Ribas, conhecido como ‘Alvientooo’, finalista em diversos prêmios nacionais de ‘influencers de turismo’; Daniel Keral, responsável pelo ‘Un viaje creativo’, um site que recebeu o Prêmio Internacional de Comunicação Turística em 2017 como melhor blog revelação de viagens; Eva Abal, responsável por ‘Una idea de viaje’ e colaboradora de diferentes revistas e da página ‘Hostelworld’; ou os representantes do suplemento de viagens Fugas do Diário Público de Portugal.

Famtrip pelo território do Minho

O dia foi bastante intenso e começou com uma visita à Bienal de Vilanova de Cerveira, seguida de um passeio em barco elétrico pelo rio Minho, observando a fortaleza de Goián e o Castelo de Cerveira, conhecendo a história da região fronteiriça, bem como a flora e fauna do rio, e apresentando a rede de 400 quilômetros de caminhos verdes.

Depois, continuou com uma visita guiada aos Moinhos do Folón e Picón no Rosal, com ênfase no património imaterial; visitou-se a adega e os vinhedos da Terras Gauda, com um aperitivo de produtos locais para divulgar a gastronomia da região; subiu-se ao Monte Santa Trega com um guia oficial; visitaram-se as rendeiras de Atalaia em A Guarda, que trabalham para dignificar e regulamentar sua profissão; e, finalmente, realizou-se um percurso de bicicleta pela ecovia de Caminha até à praia, seguido de um jantar no conhecido restaurante da ‘Casa das Velhas’.

Pretende-se potenciar a zona fronteiriça entre o público europeu que procura viagens não massificadas, de qualidade e personalizadas

Amanhã começará a “famtrip” para os operadores turísticos e agências de viagens, com representantes da Andaluzia, Catalunha, Lisboa e Porto, Braga, Galiza e até algumas internacionais, que neste momento de COVID-19 procuram redesenhar sua oferta para o mercado de destinos de proximidade. Entre elas, há especialização em produtos não massificados, de qualidade e personalizados, alternativos, com alojamentos especiais ou viagens de natureza, direcionados ao público europeu, principalmente França, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica e Áustria.

Neste caso, as visitas se prolongarão de quarta a sexta-feira, incluindo também algumas recepções institucionais nos municípios da região e percursos pelos municípios anteriores e também por Valença, Tui, Arbo e Monção.

“Um rio, dois países, grandes experiências”

A “famtrip” está organizada pelo AECT Rio Minho como um marco de promoção do destino e da marca Rio Minho, com o objetivo de desenvolver o produto turístico transfronteiriço baseado no património natural e cultural dentro do projeto de preservação e valorização do território ‘Visit Rio Minho’, que sob o lema ‘Um rio, dois países, grandes experiências’, é financiado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.